sexta-feira, 7 de junho de 2013

Despertar para as letras

                                                          Saudações colegas!

Sou professora de Língua Portuguesa, na cidade de Igaraçu do Tietê, leciono nessa escola há nove anos, mas já tenho 16 anos de profissão. Gosto muito de ensinar, nossa escola tem uma equipe de professores e gestores comprometidos e dedicados. Nas horas vagas, adoro estar com minha família, gosto muito de ler e praticar esportes (caminhadas, natação e dança) é assim que encontro forças para enfrentar os desafios da profissão.

Despertar para as letras 

Essas lembranças de minha vida são muito prazerosas e de muito afeto, pois começam com as histórias de princesas, fadas e bruxas que minha mãe lia para mim e as histórias de assombração que minha avó contava para os netos. Também não posso esquecer a Coleção Disquinho que eram muito bem narradas e interpretadas (que alguns anos atrás encontrei no Youtube). Um programa de televisão  muito legal era o Sítio do Pica-Pau Amarelo baseado nas obras do brilhante Monteiro Lobato e adaptado para a tv, misturava os personagens do sítio com as histórias clássicas da literatura como Don Quixote, os contos de fadas e até a mitologia: o labirinto do Minotauro, Ícaro, etc..

Quando comecei a ler a primeira obra foi O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupery, li e reli em diversas fases da minha vida. Gostava muito também das lendas do nosso Folclore: Lobisomem, Mula sem cabeça, Saci, etc..

Mais tarde por indicação dos meus professores li vários volumes da Coleção Vagalume e os adorava, até hoje indico para meus alunos. Na adolescência li alguns livros da Ágata Christie e do mestre Sidney Sheldon com também romances “água com açúcar”, Sabrina, Bianca e Júlia. E assim foi, até chegar nos clássicos indicados pelos meus professores , Machado de Assis, José de Alencar, Eça de Queirós. O que mais gosto é O cortiço e Vidas Secas.

Bom, com toda certeza, graças a meus familiares como incentivadores e patrocinadores e meus professores  direcionando e sugerindo boas leituras foram os responsáveis pela minha construção como leitora.

Kelly Eneida Aielo Stangherlin


Nenhum comentário:

Postar um comentário