domingo, 16 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Público alvo: 9º ano
Material
§  Texto principal – Conto “Pausa” ( Moacyr Scliar)
§  Textos de apoio:
o   História em Quadrinhos: Hagar ( Dik Browne e Chris Browne)

o   Crônica Lírica ( faz uso da nostalgia) : Apelo (Dalton Trevisan)

Etapa 1- Oralidade
* Prévia da leitura do texto “Pausa” ( Moacyr Scliar );
* Principais características sobre crônica e conto, diferenças e semelhanças

  Leitura dirigida com inferências do professor;
* Utilização do suporte- apresentar o veículo de informação do texto- mostrar o livro (capa, dados sobre o autor, a importância do autor, etc.)
* Utilização dos textos de apoio para localizar os implícitos do texto principal (o relacionamento do casal em questão, instigar os alunos com questões :
ü  Por que será que o marido foi dormir o domingo todo em um hotel?
ü  O casal tinha um bom relacionamento? Será que a mentira é a melhor maneira de se resolver os problemas?
ü  Em ambas as crônicas, será que existia realmente um sentimento verdadeiro entre as personagens?

Etapa 2 – Produção escrita
* Trabalho em Grupo (fazer os grupos aproximando as dificuldades de aprendizagem);
* Uso do dicionário, se identificadas palavras desconhecidas;
* Explorar os elementos da narrativa: foco narrativo, tempo, espaço e personagens;
* Produzir um texto aproximando-se das características da tipologia “crônica” utilizando o foco narrativo em 1ª pessoa, como se fosse a personagem feminina que passou o domingo todo sozinha.

Outra sugestão de Produção escrita
* Utilizar o texto “Apelo” apenas no final da situação de aprendizagem, entregá-lo aos grupos com os parágrafos separados e fazer a organização da sequência textual.

Etapa 3 – Reflexão e debate
·         Ouvir a música “ Cotidiano “ de Chico Buarque
·         Promover a reflexão e mediar um debate sobre a vida cotidiana:
O que faz com que as pessoas precisem de uma pausa?
Em que se assemelha a letra da música com o conto?



Nenhum comentário:

Postar um comentário